3.05.2012

“A magia do feitiço: apropriações africanas no Brasil Colônia”

Resumo
No artigo analisado a autora esclarece as concepções européias da religião africana nas colônias portuguesas. Analisa ainda a mudança do discurso europeu do termo feitiçaria usada nas práticas religiosas dos africanos e pontua as formas de resistências utilizadas pelos negros africanos, a fim de minimizar as adversidades das relações escravas.
A autora expõe que as práticas religiosas dos africanos eram uma forma de compensar a difícil condição de sobrevivência do sistema escravista. Os feiticeiros, detentores de saberes mágicos, eram requisitados pelos senhores elevando desta forma seu status diante à sua própria comunidade, o que resultava ainda em ganhos materiais. Os negros feiticeiros utilizavam dos conhecimentos de bruxaria para se livrarem da amargura do cativeiro, abrandar a ira senhorial e escapar de castigos e maus-tratos.  É interessante ressaltar a abordagem em relação à tensão social e feitiçaria, nesse sentido é relatado que a resistência ao sistema escravista no mundo colonial se apresentou de diferentes formas, dentre elas, as fugas individuais e coletivas, revoltas e formação de quilombos. Dentre as categorias de resistência ainda estavam os atos de roubos, suicídios e boicotes a produção senhorial, dentro desta perspectiva estava inserida a prática da magia, considerada necessária a formação social escravista visto ser uma alternativa de luta contra o sistema e instrumento da repressão e violência.
Na África Banto responsável pela grande maioria de africanos trazidos para o Brasil, o feitiço é utilizado para várias situações, como, dificuldade financeira, problemas amorosos, cura de doenças e minimização de problemas entre senhores e escravos. Existiam ainda os contra-feitiços, forma de contra atacar as mazelas provocadas por outro feitiço, quer seja do corpo ou do espírito. Na África Central a malevolência religiosa estava ligada a infortúnios temporários, os que usavam forças mágicas para causar danos a outros em beneficio próprio, eram considerados malévolos.  Os africanos acreditavam que o bem e o mal podiam ser controlados através de práticas e rituais religiosos, após contato com os europeus essa concepção religiosa é transformada. Os europeus introduziram uma nova forma de malevolência social e econômica, o comércio de escravos. Para os africanos as guerras, doenças, e outros infortúnios era fruto dos poderes dos feiticeiros brancos, forma que denominavam os europeus.
Um relato muito interessante no texto é a concepção dada pelos africanos aos feiticeiros brancos, segundo cita a autora muitos escravos da costa da África acreditavam que os europeus levavam os africanos para comê-los e aproveitar as partes dos seus corpos. Para eles os europeus usavam de feitiçaria para escravizar e comercializar os corpos negros a fim de enriquecimento.
A escravidão pelos europeus pode ser entendida como uma forma mortal de feitiçaria praticada pelos europeus os feiticeiros brancos. Os portugueses antes de terem contato com sociedades da África já possuíam um discurso de feitiçaria, após conhecerem as práticas religiosas dos africanos eles transferem para esse contexto a história estabelecida entre feitiço e feiticismo. A igreja portuguesa aderiu a construção de feitiçaria européia, na qual Deus usava feitiços e demônio para punir os pecadores e testar a fé dos humanos.
Em conclusão a autora mostra que as práticas religiosas dos africanos eram capazes de transformar a religiosidade em resistência à sua escravização. E ainda que a consulta por parte dos europeus aos adivinhos africanos foi uma forma de aceitação da concepção de mundo da África o que resultou em rachaduras no sistema colonial.

Glícia CALDAS. Este artigo foi apresentado no II Simpósio Internacional sobre Religiões, Religiosidade e Culturas, Dourados/MS- Brasil, 2006.
Resumo escrito por Joelia Melo, aluna do 2º semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus V.

Um comentário:

  1. Harrah's Reno - CasinoCyclopedia
    Find Harrah's Reno, NV Casinos, 강원도 출장마사지 and other gaming 영천 출장마사지 information 화성 출장마사지 on MapYRO, Harrah's Reno Reno Hotel and 성남 출장샵 Casino. 울산광역 출장샵 CasinoCyclopedia.

    ResponderExcluir